18 de setembro de 2010

Assaduras... Pq elas aparecem???

Oi Gente!
Sabadão de Sol... e Davi ASSOU!
Bom há algumas semanas ele vem assando...
mas da uma assadinha... e logo passa! mas isso o incomoda MUITO tadinho neh!
Ninguem merece ficar assado =//
vou levar ele no Pediatra Segunda sem Falta!

Enquanto isso selecionei uma Pesquisa q fiz na Net sobre esse Assunto!
Site GRAVIDAS ON LINE:
As assaduras ou dermatite das fraldas são muito comuns e causam mal estar no bebé. As causas mais comuns para o aparecimento das assaduras são o  contacto com fezes e urina, friccção da fralda contra a pele, a humidade  e a demora na troca das fraldas. Para evitar que isso aconteça deve ter alguns cuidados:
  • usar fraldas no tamanho adequado ao peso do bebé
  • trocar as fraldas com frequência
  • evitar o uso de produtos que contenham álcool ou perfume
  • lavar a criança somente com água morna ou com sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança
  • usar cremes e pomadas que existem à base de óxido de zinco e petrolato
Truque da avó:
Prepare o banho, junte à água uma ou duas colheres de farinha de milho. A água vai ficar branca , mas vai ver que para além da pele do bebé ficar bem macia, as assaduras vão acabar.

Site GUIA DO BEBE:
Ai, minhas dobrinhas estão assadas!
Quase todo bebê sofre com as assaduras nas dobrinhas causadas pelas fraldas. E, muitas vezes, os pais não sabem porque elas aparecem nem como fazer para sumir com elas. Para isso nós conversamos com um especialista, o Dr. Calil Farhat, professor titular da disciplina de infectologia para tratamento de pediatria da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP, que vai contar tudo o que os pais precisam saber sobre assaduras.
Para começar, a assadura é conhecida no meio médico como dermatite de fralda, que é um comprometimento da pele que ocorre na raiz da coxa, nas nádegas, na porção baixa do abdômen e na região genital, exatamente na área coberta pelas fraldas.
Essa dermatite se manifesta pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço discreto da pele e pode evoluir com pequenas erosões na pele, bolha, ulceração (feridas), que causam mal estar e desconforto para o bebê.
Segundo o médico, essa é a lesão de pele mais comum em crianças pequenas, atingindo até 35% das crianças nos dois primeiros anos de vida, que correspondem ao período de utilização das fraldas.
Isso acontece porque o uso de fraldas provoca exposição prolongada à urina, o que leva a excessiva hidratação da pele e elevação do seu pH, deixando-a mais sensível. Surge então a assadura, proveniente do contato prolongado da pele com urina e fezes, tornando-a suscetível à fricção com as fraldas e a outros irritantes como resquícios de sabões e detergentes, substâncias encontradas nas fezes e urina, fungos e bactérias.
A assadura está ligada aos cuidados na troca das fraldas, ao tipo de fralda usada e ao uso de calça plástica que facilita o aparecimento dela. A alimentação e a estação do ano também têm influência no aparecimento de assaduras, no verão pela transpiração e no inverno pela dificuldade de perceber se a criança urinou ou evacuou.
E para evitar as assaduras nas dobrinhas do bebê, o Dr. Calil Farhat tem boas dicas. A criança que usa fralda deve ser trocada com bastante freqüência nos primeiros meses de vida, período em que o bebê evacua e urina freqüentemente. É uma maneira de prevenir a dermatite ou evitar o agravamento de uma já existente.
Se a criança "fez xixi" a fralda deve ser trocada e deve se lavar a criança somente com água morna; se a criança "fez cocô" lavar com água morna e com sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança. Depois, se deve enxugar a pele da criança delicadamente com uma toalha sem esfregar, para não provocar atrito com a pele.
Outras medidas preventivas podem ser tomadas, como por exemplo, usar certos cremes e pomadas que existem à base de óxido de zinco e petrolato, que são substâncias que funcionam como barreira mecânica de proteção à pele, diminuindo a possibilidade do atrito da fralda com a mesma e, além disso, tem uma função de ajuda na reconstrução da pele, quando há a dermatite.

ADOOORO ESSAS COXAS!!!
Site REVISTA CRESCER:
Quando assar...
Mesmo fazendo a higiene adequada, o bebê poderá ter assaduras, que nada mais que são do que inflamação na pele. Isso ocorre por vários motivos, mas é mais comum quando a criança está sensível, com a imunidade baixa devido a um resfriado ou virose, ou quando suas fezes estão mais ácidas, com cheiro forte, o que pode ser motivado pela troca de alimentação.
Confira algumas dicas práticas para ajudar seu filho a se livrar desse incômodo e quando é caso de procurar o médico:
- Se perceber que a pele do bebê na região das penras e do bumbum está irritada, limpe-a bem com água morna e sabonete, e faça as trocas de fraldas ainda mais frequente. . É bom deixar o bebê por alguns minutos sem fralda, em caso de tempo quente, para ventilar o local.

- Pele vermelha pede proteção extra com pomada contra assadura. Busque produtos fáceis de remover para não machucar a pele do bebê. Eles devem conter substâncias hidratantes, regeneradoras e hipoalergênicas, sem perfumes e corantes, para evitar maior agressão da pele já irritada. Mas nada de fórmulas com antibióticos e antifúngicos, a não ser com indicação médica. Já existem pomadas que previnem e tratam as assaduras.

- Não use talco na troca da fralda. Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas secas, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais.Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê;

- Nada de investir em receitas caseiras, como maisena ou outras substâncias, sem consultar o pediatra.
- Se a irritação não melhorar em 24 horas e ocorrer infecção, procure um médico. As assaduras são bastante doloridas e vão irritar o bebê. Nos casos mais graves, pode até ocorrer febre.

Axo q deu pra Ajudar neh!
Quem souber mais receitas para assaduras, por favor comentem... trocando ideias descobrimos mtas coisas!!!
Bjoos Meninas!

Um comentário:

Cláudia Gimenes disse...

Querida,

Pela idade do Davi, as assaduras são causadas por causa do nascimento dos dentes, que deixam as fezes mais ácidas e mais líquidas.
O Tales tinha assaduras terríveis! As meninas tiveram, tbm, mas menos do que ele.
Qdo ele estiver assado evite ácidos e cítricos. Evite colocar alho, tbm, na comida dele.

bjs,

Cláudia